quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Hedoismo


A palavra hedonista vem do grego, edone, que significa prazer.
A meu ver, hedonismo é uma doutrina que defende que o prazer é o meio correto para atingir o objetivo supremo do homem, a felicidade,
felicidade essa que tem como essência precisamente o prazer.
A moral, para o hedonista, deve ser ordenada segundo o modelo que é dado pela busca do prazer.
É considerado moral tudo aquilo que dê prazer e imoral tudo o que faça sofrer.
Esta doutrina resulta da observação de que todos os seres buscam o prazer e tentam escapar ao sofrimento. Mais do que viver em busca do prazer, ser hedonista é conseguir encontrar esse prazer nas mais pequenas coisas. É preciso gostar de gostar! O hedonismo é um hino à vida, à felicidade e à beleza como finalidade da vida humana, uma forma geradora de mudanças, uma forma de sair de uma existência letárgica, monótona e não criadora.
Incita-nos à busca da felicidade, não de uma felicidade comum, mas de uma felicidade criadora, uma felicidade que nos leve aos limites da nossa imaginação. Uma felicidade e um prazer que pressupõe uma preocupação com o outro, uma felicidade pessoal que implique a felicidade dos outros.
Ser hedonista é querer ser livre , é ver a vida com todas as suas cores e buscar a beleza em todas as coisas, desde as grandes obras de arte à mais simples flor.Podemos dizer também que Hedonismo é a arte de ser, não a de ter.
E a arte de ser é a sabedoria ascética do despojamento: não se cobrir de honras, de dinheiro, de riquezas, de poder, de glória e outros falsos valores ou virtudes, mas preferir a liberdade, a autonomia, a independência.
A escultura de si é arte dessa técnica de construção do ser como uma singularidade livre...
.
Tenho saudades do imenso prazer que é ir livremente, de mão dada, ver as estrelas e a lua dourada!

Um comentário:

  1. Com saudades eu estava ontem.Hoje já nem sei...
    Você é tudo de mais lindo que já aconteceu na minha vida,menina.Mesmo bravinha =D

    ResponderExcluir